NOTÍCIAS

capa
13 de junho de 2016 

RCC promove formação para músicos e coordenadores dos grupos de oração



O último dia 12 de junho, considerado dia dos namorados, foi marcante para a Renovação Carismática Católica da Diocese de Paulo Afonso, que reuniu músicos e coordenadores de todos os grupos de oração.
aa Ana Luiza e Ayrane Santos
A formação voltada para condutores, instrumentistas, cantores e coordenadores, foi realizada no Salão da Igreja São Francisco, em Paulo Afonso, do início da manhã até o fim da tarde deste domingo.
O evento teve a presença da coordenadora estadual do Ministério de Música da RCC Bahia, Ana Luiza, o bispo diocesano, dom Guido Zendron e a presidente diocesana da RCC, Ayrane Santos.
Forma+º+úo de Ana Luiza Joseilda, Nany e Ana
Além disso, o momento serviu para apresentar a nova coordenadora de música do movimento na diocese, Joseilda Andrade, que conduziu a primeira formação da manhã com o tema: “Servo chamado e servo voluntário”, alertando sobre a necessidade entender quando o chamado vem de Deus, quando ele não vem e as consequências que são geradas pelos dois tipos de servos.
Chegada de D. Guido ao local do evento Ainda no início do domingo, todos foram surpreendidos pela presença dom Guido Zendron, que “quebrou o clima de formação” e animou o seu povo. Ao falar, alertou aos músicos a necessidade de voltar os olhos para a liturgia, atendo-se as conversas, sobre a postura que o músico tem que ter diante do sagrado (colocando Jesus em primeiro lugar e aparecendo menos), os ruídos e incômodos gerados pelo ministério quando dá mais importância a música do que a celebração, e enfatizou o momento de comunhão da celebração eucarística, onde deve-se contemplar o corpo de Cristo nos gestos mais simples e na profunda reflexão.
A coordenadora de música da RCC Bahia, iniciou sua formação falando sobre o processo formativo do movimento, e a importância que existe quando o Grupo de Oração insere seu servo no processo de formação.
Em seguida, tocou em alguns pontos críticos em que o ministro deve estar atento, além de práticas que não devem ser dispensadas dentro das reuniões semanais que os Grupos de Oração promovem.
Segundo ela, a formação serviu para o fortalecimento, uma vez que, perpassa por ela primeiro para transmitir aos demais, sendo assim, a formação não somente foi ministrada para os músicos, mas para a pessoa que estava em linha de frente que “bebeu desta graça”, havendo crescimento espiritual, humano e ministerial para todos.  Nesse momento, a presidente do movimento na diocese, exortou a todos sobre a necessidade de se promover formação para músicos, o cuidado com a obra e o papel do coordenador de grupo.
Ao longo do dia, foram feitas algumas oficinas a respeito do papel do ministro de louvor dentro da reunião de oração, alguns ministérios foram escolhidos para participar e serem avaliados de forma construtiva.
Ao finalizar a formação, a presidente diocesana agradeceu a todos e enfatizou o grande esforço do conselho diocesano para este ano, que é a realização do 1º Congresso da RCC na diocese, que vai de 06 a 07 de agosto em Ribeira do Pombal, incentivando os Grupos de Oração a serem promotores deste evento importante para a toda família carismática. Além disso, lembrou que o dia dos namorados serviu também para se apaixonar cada vez mais pelo ministério, pela RCC e muito mais pelo Espírito Santo.
Por Ministério de Comunicação Social